O Cruzeiro foi derrotado pelo Bahia por 4 a 1 na tarde deste domingo (23/6), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe mineira saiu na frente com Gabriel Veron, mas a expulsão de Marlon no segundo tempo foi determinante para a virada e goleada do time baiano.
Primeiro Tempo
O jogo começou com as duas equipes pressionando alto, mas com pouca produção ofensiva. Aos 13 minutos, Gabriel Veron abriu o placar para o Cruzeiro, driblando Gabriel Xavier e acertando um belo chute no ângulo. O gol foi inicialmente anulado por impedimento, mas validado pelo VAR. O Bahia ameaçou no fim do primeiro tempo, com Jean Lucas obrigando Anderson a fazer uma grande defesa. Nos acréscimos, Thaciano empatou para o Bahia após desvio no cruzamento de Everaldo.
Segundo Tempo e Expulsão
A segunda etapa começou equilibrada, com ambas as equipes criando chances. Aos 23 minutos, o lateral Marlon foi expulso após uma entrada dura em Gilberto, decisão confirmada após revisão do VAR. Com um jogador a mais, o Bahia se lançou ao ataque e marcou três gols. Aos 32 minutos, Ademir cruzou, Biel ajeitou e Estupiñán finalizou para virar o jogo. Biel e Estupiñán marcaram novamente, selando a goleada.
Desempenho das Equipes
O Bahia voltou a mostrar força em casa, mantendo sua invencibilidade na Fonte Nova e subindo para a vice-liderança do Brasileirão, com 21 pontos. Já o Cruzeiro, que vinha de três rodadas sem derrota, caiu para a sétima posição com 17 pontos. A última vitória da equipe mineira contra o Bahia em Salvador foi em 2014.
Próximos Jogos
O Cruzeiro volta a campo na próxima quarta-feira (26), às 19h, para enfrentar o Athletico-PR no Mineirão, em Belo Horizonte. No mesmo dia, o Bahia recebe o Vasco às 21h30, na Fonte Nova.
Ficha Técnica
Bahia 4 x 1 Cruzeiro
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Ademir), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Carlos de Pena (Biel) e Cauly (Everton Ribeiro); Thaciano (Estupiñán) e Everaldo (Cicinho). Técnico: Rogério Ceni.
Cruzeiro: Anderson; William (Japa), Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Silva (Arthur Viana), Lucas Romero (Vitinho), Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Arthur Gomes) e Robert (Villalba). Técnico: Fernando Seabra
Gols: Thaciano (54min1ºT), Estupiñán (32min2ºT e 51min2ºT), Biel (45min2ºT) – Bahia; Gabriel Veron (13min1ºT) – Cruzeiro.
Cartões Amarelos: Lucas Silva, Gabriel Veron e Ramiro (Cruzeiro).
Cartão Vermelho: Marlon (Cruzeiro).
Público: 34.609 pagantes.
Renda: R$ 954.829,50.
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE).
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Clovis Amaral da Silva (PE).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ).